Acessos

segunda-feira, 19 de março de 2012

Helena Bonham Carter : Bellatrix Lestrange

Helena Bonham Carter, CBE (Londres, 26 de maio de 1966) é uma atriz britânica. Bonham Carter fez sua estreia em filmes na obra de K. M. Peyton, A Pattern of Roses, antes de aparecer em seu primeiro papel protagônico como Lady Jane. É mais conhecida por interpretar Lucy Honeychurch no filme A Room with a View (br: Uma Janela Para o Amor), Marla Singer em Fight Club (br: Clube da Luta), pela brilhante atuação como Bellatrix Lestrange na série Harry Potter, sua performance indicada ao Oscar como Kate Croy em The Wings of the Dove (br: Asas do Pombo), sua interpretação indicada ao Globo de Ouro da Sra. Lovett em Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (br: Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet), e sua interpretação indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e Globo de Ouro na mesma categoria da Rainha Elizabeth em The King's Speech (br: O Discurso do Rei) além de suas outras colaborações com Tim Burton, com quem tem uma união estável desde 2001. Em seus projetos atuais, Bonham Carter interpreta a vilã Rainha de Copas junto a outros atores notáveis como Johnny Depp, Anne Hathaway, e Christopher Lee, no filme de Tim Burton, Alice in Wonderland (br: Alice no País das Maravilhas), e a escritora Enid Blyton na primeira adaptação de sua vida ao cinema, no filme intitulado Enid.


Bonham Carter não recebeu quaisquer treinos formais de atuação.[7] Em 1979, ela ganhou um concurso nacional de escrita e usou o dinheiro para pagar seu ingresso ao diretório de atores 'Spotlight'. Sua estreia na atuação profissional veio aos 16 anos, num comercial televisivo. Também trabalhou no filme de TV no filme A Pattern of Roses (1983). Seu primeiro papel cinematográfico como protagonista foi em Lady Jane (1984, lançado em 1986), que recebeu críticas mistas. Já ao interpretar Lucy Honeychurch em A Room with a View (br: Uma Janela para o Amor) - gravado depois de Lady Jane, em 1985, mas lançado antes, em 1986 - teve seu primeiro papel de peso. Bonham Carter também apareceu em episódios de Miami Vice como o interesse amoroso de Don Johnson durante a temporada de 1986-87. Bonham Carter fez testes para o papel de Nancy Spungen em Sid and Nancy (br: Sid & Nancy - O Amor Mata, 1986), mas o perdeu para Chloe Webb. Mais tarde, rechaçou a oportunidade de interpretar Bess McNeill em Ondas do Destino (1996) devido ao caráter sexual do filme. O papel foi para Emily Watson, pelo qual recebeu uma indicação ao Óscar.[8]
Estes primeiros filmes levaram-na a se tornar uma escalação certa para trabalhos como "rainha de espartilho", e "rosa inglesa," encarnando papéis anteriores ou do início do século XX, particularmente nos filmes dos estúdios Merchant-Ivory. Desde então, ela aumentou sua gama de públicos,[7]; tendo como filmes mais recentes Fight Club (br: Clube da Luta), Wallace & Gromit: The Curse of the Were-Rabbit (br: Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais), e Charlie and the Chocolate Factory (br: A Fantástica Fábrica de Chocolote), Corpse Bride (br/pt: A Noiva-Cadáver), Big Fish (br: Peixe Grande) e Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (br: Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet) de Tim Burton. Ela também fala francês fluentemente, estrelando o filme Portraits chinois. Em agosto de 2001, foi capa da Maxim. Interpretou sua segunda rainha da Inglaterra quando escalada como Ana Bolena na minissérie Henry VIII, da ITV1, mas sua personagem foi cortada porque Helena engravidou de seu primeiro filho durante as gravações. Bonham Carter foi membro do júri do Festival de Cannes em 2006, que elegeu unanimamente The Wind That Shakes the Barley (br: Ventos da Liberdade) como o melhor filme.[9]
Bonham Carter interpretou Belatriz Lestrange em Harry Potter and the Order of the Phoenix (br: Harry Potter e a Ordem da Fênix), que foi lançado em 2007. Continuou a interpretar o papel da Comensal da Morte na sexta adaptação, Harry Potter and the Half-Blood Prince (br: Harry Potter e o Enigma do Príncipe) e nas duas partes de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Bonham Carter recebeu críticas positiva como Lestrange, descrita como um "talento brilhante, mas pouco usado";[10][11] Foi então que ela interpretou Sra. Lovett, a cúmplice amorosa de Sweeney Todd (Johnny Depp) na adaptação cinematográfica do musical de Stephen Sondheim, vencedor do Tony. O filme foi lançado em 21 de dezembro de 2007 nos EUA[12], em 25 de janeiro de 2008 no Reino Unido e em 8 de fevereiro no Brasil. Dirigada por Tim Burton, Bonham Carter recebeu uma indicação ao Globo de Ouro como melhor atriz de comédia ou musical, apesar de não ter ganhado. Venceu, pois, o prêmio de melhor atriz nos prêmios de 2007 do Evening Standard British Film Awards por suas performances em Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street e Nosso Amor no Passado, assim como o de melhor atriz no Empire Awards de 2009. Bonham Carter também apareceu no quarto filme da série The Terminator (br: O Exterminador do Futuro), intitulado Terminator Salvation (br: O Exterminador do Futuro - A Salvação), num papel pequeno, porém essencial, de uma vilã do filme.[13] e ganhou o Bafta, o Óscar Britânico, de melhor atriz coadjuvante, por The King's Speech, em 2011.

Curiosidades
Apesar de muitos o escreverem erroneamente, seu nome não possui hífen. (Helena Bonham-Carter)

Não possui nenhum parentesco com o ator Crispin Bonham Carter, apesar de terem o mesmo sobrenome.

Sonha em protagonizar Mrs. Lovett desde os onze anos. "Minhas amigas me achavam estranha, pois enquanto elas ouviam As Panteras eu sabia todas as músicas de Sweeney Todd de cor."

Antes de engravidar, usava enchimento para interpretar Bellatrix Lestrange.

Em 1982 quando Helena Bonham Carter tinha 16 anos de idade, ela teve seu primeiro trabalho real como atriz.

Segundo a própria Helena Bonham Carter, ela deu o nome de sua filha como "Nell" porque já existiam muitos "Helena" em sua linhagem familiar.

Tem 1,64m de altura.

Helena é bisneta de Herbert Henry Asquith, primeiro-ministro britânico 1908-1916.

Seu signo astrológico chinês é o cavalo.

Seu pai faleceu em janeiro de 2004.

Helena Bonham Carter é míope e tem de usar óculos ou lentes.

Helena ajudou a criar o figurinho de sua personagem na série Harry Potter, alegando "Já interpretei uma bruxa feia antes, desta vez quero ser sensual".

Usou máscara de macaco o tempo todo em Planeta dos Macacos (2001).

Quando tinha 13 anos, Helena ganhou um concurso de poesia e usou o dinheiro para colocar sua foto em um
catálogo de qualidade. Pouco depois deste acontecimento ela contratou um agente.

Fora sua língua nativa, Helena fala francês fluentemente.

Se relacionou com o ator Kenneth Branagh, que interpretou o professor Lockhart em A Câmara Secreta e também fez Frankenstein (1994), no qual trabalharam juntos.

No natal, ela e Tim Burton penduram na árvore cabeças decapitadas e Oompa Loompas.

Teve de 'aprender a cantar' para interpretar Mrs.Lovett, em Sweeney Todd, e seu esforço deixou claro que o papel não lhe fora entregue por nepotismo.

Mesmo grávida na época, desejou voltar a interpretar Bellatrix Lestrange no sexto filme da série Harry Potter

Nenhum comentário:

Postar um comentário