Acessos

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Harry Potter

  Nome completo: Harry Tiago Potter.
Significado do nome:
J.K.R. revelou que Harry sempre foi seu nome masculino predileto.
Quanto ao sobrenome, ela disse: “Peguei o nome Potter das pessoas que viviam na rodovia abaixo da minha casa, em Winterbourne. [...] Gostei do sobrenome, então o peguei.” (ITV) Estes amigos gostavam de se vestir de bruxos e brincar de fazer feitiços, e acabaram dando seu sobrenome ao herói.
J.K.R. também nos conta em seu website que alguém chamado Harry Potter era um relojoeiro do século XIX.
Tiago, seu nome do meio, é o nome de seu pai.
Apelidos: ‘Roonil Wazlib’ (Harry diz a Snape que seus amigos o chamam assim numa tentativa de enganá-lo); ‘Potter Pirado’ (autoria de Pirraça); Príncipe das Poções (deboche de Rony); ‘Capitão Eleito’, ‘Rapaz que fez Gol’, ‘Santo Potter, o amigo dos sangues-ruins’ (usado por Draco), ‘Parry Otter’ (usado por Slughorn).
Também chamado de: “O menino-que-sobreviveu” (usado pela sociedade bruxa por ter sido o único a ter sobrevivido a um Avada Kedavra), “O Eleito” (pelo Profeta Diário e diversos personagens – EdP), “Indesejável Nº1? (usado pelo Ministério da Magia – RdM).

DATAS
Nascimento: 31 de Julho de 1980, mesmo dia de nascimento de J.K. Rowling.
Falecimento: desconhecido.

APARÊNCIA
Olhos: Verdes brilhantes, os mesmos de sua mãe; seus olhos verdes são as únicas coisas que não o tornam exatamente como seu pai (OdF3).
Cabelo: Preto, sempre desarrumado.
Características marcantes: Cicatriz em forma de raio na testa.
Roupas e acessórios: óculos redondos, jeans e suéteres feitos pela Sra. Weasley.
Tatuagem: Não. Durante o sexto ano de Harry, circula o rumor de que ele tinha um hipogrifo tatuado no peito. Gina riu dos boatos e inventou que na verdade não era um hipogrifo, mas sim um Rabo-córneo húngaro.
Cicatrizes: Cicatriz em forma de raio na testa. Desde seu quinto ano, Harry tem a cicatriz provocada pela auto-flagelação do castigo de Umbridge: “Não devo contra mentiras” ficou gravada permanentemente nas costas de sua mão direita.

“Você nunca se perguntou como arranjou essa marca na testa? Isso não foi um corte normal. Isso é o que se ganha quando um feitiço poderoso e maligno atinge a gente, destruiu os seus pais e até a sua casa, mas não fez efeito em você, e é por isso que você é famoso, Harry.” (PF4)
“O diretor fitou Harry com muita atenção por um momento, depois disse:
- Eu tenho uma teoria, não é nada mais que isso… Acredito que a sua cicatriz dói quando Lord Voldemort anda por perto ou quando tem um assomo particularmente intenso de ódio.
- Mas… Por quê?
- Porque você e ele estão ligados pelo feitiço que falhou. Isto não é uma cicatriz comum.” (CdF30)
Descrição:
- Quando bebê:
“Dumbledore e a Professora Minerva curvaram-se para o embrulho de cobertores. Dentro, apenas visível, havia um menino, que dormia a sono solto. Sob uma mecha de cabelos muito negros caída sobre a testa eles viram um corte curioso, tinha a forma de um raio.” (PF1)

FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS
Ancestralidade: Mestiço.
Pai: Tiago Potter; assassinado em 31 de Outubro de 1981 por Voldemort em Godric’s Hollow.
Mãe: Lílian Evans Potter; assassinada em 31 de Outubro de 1981 por Lord Voldemort em Godric’s Hollow.
Esposa: Ginevra “Gina” Weasley.
Filhos: Tiago Sirius, Alvo Severo e Lílian Luna.
Avós paternos: Bruxos, falecidos de velhice bruxa.
Avós maternos: Trouxas, falecidos antes de 1981 de velhice.
Tios: Petúnia Dursley e Válter Dursley.
Primo: Duda Dursley.
Sobrinhos: Hugo Weasley, Rosa Weasley, Victoire Weasley e Fred Weasley II.
Afilhado: Teddy Lupin.
Padrinho: Sirius Black; ele não teve uma madrinha.
Melhores amigos: Rony Weasley, Hermione Granger, Neville Longbottom, Gina Weasley e Luna Lovegood.
Piores Inimigos: Tom Servolo Riddle, Belatriz Lestrange e outros Comensais da Morte.
Relacionamentos: Sua acompanhante no baile de inverno foi Parvati Patil. No quinto ano, se envolveu com Cho Chang, com quem deu seu primeiro beijo. No sexto ano, encontrou-se apaixonado por Gina Weasley. Devido a guerra, os dois se separaram, mas se casaram mais tarde.
Animal de estimação: Edwiges, a coruja, morta na Batalha dos Sete Potters, em julho de 1997 (RdM4). Ele também possuiu Bicuço (posteriormente renomeado como Asafugaz), mas o hipogrifo ficou sob os cuidados de Hagrid.
Elfo-doméstico: Monstro, herdado de Sirius. Dobby lhe tinha uma lealdade natural.
Casas: Passou um período em Godric’s Hollow, quando ele e sua família se escondiam de Voldemort. Cresceu na casa dos Dursley, na Rua dos Alfeneiros, número 4, Little Whinging, Surrey. Herdou a Casa dos Black do padrinho, no Largo Grimmauld.
Infância: Nunca foi amado ou recebeu atenção dos Dursley e vivia se envolvendo em problemas.
Associações & afiliações: F.A.L.E.; Armada de Dumbledore, Clube do Slugue. Foi apanhador e mais tarde capitão do  time de Quadribol da Grifinória e capitão do time.

OBJETOS, HABILIDADES E ETC.
Varinha: Azevinho e pena de fênix, 28 cm, boa e maleável – uma combinação nada comum. A varinha de Harry é irmã à varinha de Lord Voldemort (PF5), já que ambas possuem uma pena da fênix de Dumbledore, Fawkes (CdF36). Essa varinha foi quebrada durante a fuga da casa de Batilda Bagshot, o que fez com que Harry ficasse sem varinha alguma até que Rony retornasse com uma varinha de ameixeira-brava que ele havia capturado de uma gangue de sequestradores. A varinha de ameixeira-brava era notavelmente desajeitada e menos poderosa. Felizmente, Harry pode ganhar as varinhas de Draco, de Bellatrix e de Rabicho durante a fuga da mansão dos Malfoy. Das três, a varinha de Draco (pilriteiro e pêlo de unicórnio, vinte e cinco centímetros, razoavelmente flexível) era a mais amigável (RdM 24), então Harry passou a usá-la até que pudesse concertar sua varinha de azevinho original (RDM36).
Vassoura: Nimbus 2000 (1991 a 1993), que foi destruída pelo Salgueiro Lutador; Firebolt (1994 a 1997).
Objetos: Capa de Invisibilidade, Mapa do Maroto, Bisbilhoscópio de Bolso (quebrado), espelho de dois sentidos (OdF), um caco do espelho de dois sentidos (RdM), Espada de Gryffindor (não exclusivamente sua, é claro), Pedra da Ressurreição (perdida) e a Varinha das Varinhas, além dos presentes de aniversário.
Habilidades: um jogador de Quadribol “por natureza” (PF); um ofidioglota até 1998; capacidade de conjurar feitiços sem uma varinha; senso de percepção da presença dos outros; conjura um Patrono; destreza em Defesa contra as Artes das Trevas; aparente resistência a Maldição Império e a Veelas. Dificuldades em aprender Oclumência, que foram superadas em 1998.
Poderes especiais: Ofidioglossia (CS), e o que Dumbledore chama de “Amor” (OdF).
Feitos: Tornou-se o apanhador mais jovem de um time de Quadribol de Hogwarts em 100 anos, solucionou o mistério da Câmara Secreta em 1992, salvou o Hipogrifo Bicuço de uma morte injusta, venceu o Torneio Tribruxo, organizou uma associação estudantil contra Dolores Umbridge, participou da busca e destruição das Hrocruxes de Voldemort, além de ter enfrentado o maior bruxo das Trevas inúmeras vezes e ter o derrotado.
Meias: meias com aranhas em um pé (PF2) ; meias vermelhas (com vassouras) e verdes (com pomos-de-ouro) dadas por Dobby no natal do quarto ano (CdF23).
Caligrafia:desconhecida.
Citações: Harry Potter é mencionado em:
- História da Magia Moderna;
- Ascensão e Queda das Artes das Trevas;
- Grandes Acontecimentos Mágicos do Século XX
- Profeta Diário;
- Profeta Vespertino;
- Profeta Dominical;
- Semanário das Bruxas;
- O Pasquim;
- Bruxo do mês de J. K. Rowling em Outubro de 2007
Hobbies: Quadribol

FICHA MÁGICA
Espelho de Ojesed (maior desejo): Sua família ao seu lado (PF).
Bicho-Papão (maior medo): Dementador.
Patrono: Cervo, claramente uma referência à forma Animaga de seu pai.
Cheiros de Amortentia: “torta de caramelo, resina de madeira em cabo de vassoura e algo floral que ele pensava ter sentido n’A Toca.”
Dementadores (pior memória): a morte de seus pais
Pode ver testrálios?: sim, desde que presenciou a morte de Cedrico Digorry.
Cofre do Gringotes: 678.
Forma animaga: não tem.

HOGWARTS
Casa: Casa Grifinória.
Período do Curso: 1991 a 1997 (Harry não cursou o último ano).
Organizações e afiliações: Monitor, Brigada Inquisitorial.
Matérias escolhidas no 3º ano: Adivinhação e Trato das Criaturas Mágicas.
Matérias cursadas a partir do 6º ano: Defesa Contra as Artes das Trevas, Poções, Feitiços, Transfiguração e Herbologia, matérias necessárias para o curso de Auror.
Prêmios: Duas Taças de Quadribol (terceiro e sexto ano); Prêmio Especial por Serviços Prestados a Escola; Taça do Torneio Tribruxo.
N.O.M.s: Ganhou 7 N.O.M.s (de 9 tentativas): Astronomia (A); Trato de Criaturas Mágicas (E); Feitiços (E); Defesa contra as Artes das Trevas (O); Adivinhação (P); Herbologia (E); Poções (E); Transfiguração (E). Essas notas qualificaram Harry para uma carreira como Auror.
N.I.E.M.s: Não prestou os exames por ter abandonado a escola para procurar pelas Horcruxes.
Quadribol: Apanhador para o time da Casa da Grifinória de 1991 a 1997 (o jogador mais jovem para um time de uma Casa em cem anos). Capitão durante o sexto ano.
Outras escolas: antes de ser admitido em Hogwarts, Harry deveria ter freqüentado a escola pública da região Stonewall High. Mais tarde, devido ao curso de Hogwarts, os Dursley explicaram a ausência de Harry durante os anos letivos dizendo às pessoas que ele freqüentava o Centro St. Brutus para Meninos Irrecuperáveis, “uma instituição de primeira classe para casos irrecuperáveis.” (PdA2, CdF1).

DEPOIS DA ESCOLA E CARREIRA
Enquanto freqüentava a escola, Harry decidiu se tornar um Auror (OdF), decisão que parece ter sido influenciada pelo comentário do falso Olho-Tonto Moody, que lhe disse que ele daria um bom Auror. Esse desejo se tornou verdade e, depois que Voldemort foi assassinado, o Ministro da Magia Kingsley Shacklebolt chamou Harry para se tornar um Auror. Em suas relações, Harry reatou com Gina, com quem se casou e teve três filhos: Tiago Sirius, Alvo Severo e Lílian Luna.

CRIMES
Harry foi nomeado “Indesejável Número Um” pelos Comensais da Morte que controlaram o Ministério. Uma recompensa de 10 mil galeões era oferecida por sua captura (RdM16). Na invasão a Gringotes, Harry usa várias vezes a Maldição Império, o que seria suficiente para condenação a Azkaban.

PROFECIAS
“Vai acontecer hoje à noite. O Lord das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos doze anos. Hoje à noite, antes da meia-noite… O servo vai se libertar e se juntar ao seu mestre. O Lord das Trevas vai ressurgir. Com a ajuda do seu servo, maior e mais terrível que nunca. Hoje â noite… O servo… Vai se juntar.. Ao seu mestre…” (Sibila Trelawney em PdA16)
Apesar de tudo, Harry não iria “morrer cedo, viveria até uma velhice madura, seria ministro da Magia e teria doze filhos.” (Sibila Trelawney em OdF26)
“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…” (Sibila Trelawney em OdF37)

SOBRE
No dia 31 de julho de 1980, nasceu um garoto que mudaria para sempre a história da comunidade mágica. A profecia feita por Sibila Trelawney a Alvo Dumbledore regia que o filho de Lílian e Tiago Potter teria poderes que o Lord das Trevas desconhece. Tal predestinação culminou no assassinato de seus pais pelas mãos de Voldemort no Halloween de 1981. O que o bruxo não esperava é que ao tentar matar Harry, ele de fato faria com que a profecia se realizasse.

“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…” (Sibila Trelawney em OdF37)

Ao ser atingido pelo raio verde do Avada Kedavra, a maldição ricocheteou, não matou Harry e o bruxo das Trevas foi destruído. O único pedaço da alma de Voldemort, então, se refugiou no corpo de Harry, que adquiriu poderes de Ofidioglossia, e passou a ser conhecido na sociedade bruxa como o Menino Que Sobreviveu.

Órfão de pai e Mãe, Dumbledore decidiu deixá-lo na casa de seus tios Trouxas, os Dursley, com quem passou 10 anos de sua infância. Sempre menosprezado e maltratado, o garoto sequer sabia do mundo mágico, até que em seu décimo primeiro aniversário, o gigante Rúbeo Hagrid foi até ele e lhe contou toda a verdade e ainda entregou a carta de aceitação do garoto em Hogwarts, que os tios tanto tentaram esconder.

Logo na viagem para iniciar o curso do primeiro ano, Harry conheceu Rony e Hermione, com quem criou fortes laços de amizade que o acompanhariam em uma saga épica. Logo no primeiro ano, com a ajuda de seus amigos, Harry evitou que Voldemort conseguisse a Pedra Filosofal. Até o quarto anos, os três fizeram muito mais, como revelar o mistério da Câmara Secreta e a verdade sobre Sirius, que descobriu ser seu padrinho, e salvar Bicuço. Aos poucos, Harry foi descobrindo sobre a vida de seus pais em Hogwarts e como se parecia com eles. Todo esse conhecimento serviria, mais tarde, de motivação para enfrentar Lorde Voldemort, que estava prestes a ressurgir.

No quarto ano, Harry teve seu nome depósito no Cálice de Fogo por Bartô Crouch Jr. e foi obrigado a competir pelo Torneio TriBruxo. Tudo não se passava de uma tentativa de encobrir um possível assassinato de Harry, que poderia aparecer morto após a terceira tarefa: no Labirinto, ele e Cedrico Diggoy, ao tocarem a taça, foram transportados para um cemitério, local escolhido por Tom Riddle para renascer. Logo que chegaram lá, Cedrico foi assassinado e Rabicho tirou sangue de Harry à força para a poção de renascimento. Usando o Expelliarmus, Harry conseguiu escapar de Voldemort.

No ano seguinte, toda a sociedade se voltou contra ele e Dumbledore, se negando a acreditar sobre o retorno do bruxo das trevast. Sem grande apoio, Harry passou um ano difícil e se viu com sua mente conectada a de Voldemort. Enfrentando o Ministério da Magia e Dolores Umbridge, Harry criou a Armada de Dumbledore, para ensinar aos demais estudantes a como se defender, já que um futuro confronto com o Lord e seus aliados era eminente. No meio de tudo isso, Harry iniciou um relacionamento com Cho Chang, que logo terminou. Se não fosse uma batalha no ministério da Magia, o retorno do Lord não teria sido conhecido por todos. No Departamento de Mistérios, a guerra travada fez sua primeira vítima, o padrinho de Harry, Sirius Black.

Pelo menos, Harry descobriu o conteúdo da profecia feita sobre ele. Dumbledore, por sua vez, decidiu que era hora de, junto com Harry, investigar o passado de Voldemort, a fim de descobrir seu calcanhar de Aquiles e logo descobriu sobre as Hrocruxes. Este foi o momento em que Harry mais se viu distante de Rony e Hermione, que não mais se entendiam – uma forma de mostrar que estavam apaixonados um pelo outro. Então, o garoto encontrou refúgio nos braços de Gina Weasley, que se tornaria sua esposa no futuro. Na busca do Medalhão Horcrux, Harry e Dumbledore acabaram indo a uma caverna, na qual conseguiram um medalhão – mas, mal sabiam eles, que este era falso. Ao voltarem para Hogwarts, descobriram que os Comensais haviam a invadido. Harry acabara de passar as últimas horas da vida do diretor ao seu lado, que teve seu fim pelas mãos de Snape.

Revoltado, ele prometeu vingança contra Snape e destruir todas as Horcruxes. Com ajuda de Rony e Hermione, Harry o faz a grande custo, sacrifando seu sétimo ano escolar e em meio a muitas mortes de pessoas próximas, porém o destino revelou que Severo Snape não matara Alvo de vontade própria, mas sim a pedido da própria vítima. Em homenagem a ele, Harry dá o nome de Alvo Severo ao seu filho do meio, que Teve com Gina, além de Tiago Sirius e Lílian Luna.

Depois de quase sete anos colocando a vida em risco, Harry finalmente morre – mas não morre. Voldemort mata o último pedaço de sua alma que se escondeu em Harry há 17 anos. No mundo dos mortos, Harry conversa com Dumbledore e descobre que pode voltar à vida para concretizar a profecia. Pouco depois, ele derrota Voldemort com um Avada Kedavra que o próprio lançou.